domingo, 30 de outubro de 2011

Mastro de Beltane (maypole)


O mastro de Beltane é o símbolo mais tradicional de Beltane. Ele representa a fertilidade do período correspondente,com a união da Deusa (a Terra) e do Deus (o mastro).
É tradicionalmente utilizado em festivais coletivos e em áreas abertas,pois o mastro é grande,mas seu tamanho é variável. Ele é adornado com uma coroa de flores no pico e diversas fitas coloridas penduradas. Em determinado momento do ritual,cada pessoa pega uma fita e todos rodam em volta do mastro,de forma que no final da dança ele esteja todo “embrulhado”. O sentido dessa prática é mentalizar nossos desejos,fazer pedidos e projetar nosso futuro,pois enquanto entrelaçamos as fitas tecemos a nossa vida.
Se você celebra os rituais sozinho,é claro que você não terá condições de ter um mastro de quatro metros em seu ambiente ritual,mas você pode fazer algo parecido,proporcionalmente menor.
Consiga um galho fino de uma árvore,do tamanho que achar melhor. Consiga também pequenas fitas de cetim das cores que desejar (e que representem os seus pedidos) e algumas flores para colocar na ponta.
Para um mastro tradicional de Beltane,são necessários os seguintes materiais:
- um tronco fino de árvore de dois a quatro metros de altura
- fitas de muitas cores,com mais ou menos 10cm de largura,no número de pessoas que realizarão o ritual
- uma coroa de flores e folhas para colocar no topo do mastro
- pregos,martelo e barbante para fixar as fitas e a coroa no topo
Pregue as fitas em uma das extremidades do tronco,que deverá ser o seu topo. Depois disso,coloque a coroa de flores e folhas sobre as fitas,de modo que tampe os pregos. Para que as fitas não se enrolem até o momento do ritual,prenda-as com um elástico (que deverá ser cortado depois que o mastro já estiver de pé).
Durante a celebração do sabbat,o mastro deverá ser erguido como parte da cerimônia. Em determinado momento do ritual,as mulheres cavam um buraco no solo,onde o mastro será fixado. Enquanto isso os homens dão voltas ao redor do círculo,enquanto todos entoam alegres canções de Beltane. As mulheres colocam o mastro no buraco e cortam os elásticos. Se você estiver fazendo o ritual sozinho,você pode colocá-lo em um vaso com terra ou mesmo segurar na mão,se ele for bem pequeno.
Nesse momento,cada um pega a sua fita e começa a dança em volta do mastro,enquanto a música continua. Quando o entrelaçamento chegar ao fim,todos ajudam a tirar o mastro do buraco na terra e circulam a área ritual cantando e dançando. Realizando o ritual sozinho,você pode entrelaçar as fitas da mesma maneira.
O mastro deve ser levado à fogueira ritual e colocado sobre as chamas. A cerimônia deve continuar com os participantes cantando e dançando em volta da fogueira de Beltane. Se você está celebrando solitariamente,coloque o mastro dentro do caldeirão em chamas e repita o mesmo procedimento do ritual coletivo:cante,dance etc.
(fonte bruxaria.net)

Dicas para aproveitar bem a sua leitura de Tarot

  1. **Escolha um Tarólogo de Confiança**: Procure por um tarólogo que tenha boas recomendações ou referências. A confiança no profissional ...